Conexão Catimbau_Web Rádio Catimbau
Making-of da performance radiofônica “Pour la Radio”
01/12/2020 00:10 em Música

Making-of da performance radiofônica “Pour la Radio”

Na próxima terça-feira (1º/12), às 13h, a compositora, musicóloga e radioartista argentina Andrea Cohen apresenta o making-of da performance radiofônica “Pour la Radio”. O evento com a nova artista residente do Programa "Hilda Hilst" será transmitido pelas redes sociais do IdEA da Unicamp. O trabalho nasceu de pesquisa no campo da arte radiofônica realizada no âmbito de sua tese de doutorado na Universidade de Paris IV-Sorbonne, publicada em 2015 sob o título “Les compositeurs et l’art radiophonique” numa edição conjunta INA/L’Harmattan.
A performance radiofônica é uma forma cênica que contém os mesmos materiais e a mesma estrutura de uma peça radiofônica, é o ponto de encontro entre a música e o rádio. O compositor argentino Mauricio Kagel (1931-2008) havia forjado uma fórmula feliz: “Rádio como música, música como rádio”. Essa forma foi experimentada na Alemanha na década de 1980 por compositores convidados por Klaus Schoening para trabalhar no estúdio WDR Akustische Kunst, em Colônia, e mais tarde na França pelo compositor Luc Ferrari. Diz respeito a formas experimentais de representação, com teatro musical e performance multimídia.
“Pour la Radio” é uma homenagem ao rádio através dos seus sons: uns, como metáfora desta viagem imóvel a que nos convida (paisagens sonoras exóticas, vozes em línguas desconhecidas), outros, aqueles aos quais está historicamente associada o rádio (interferência, zapping).
Durante a performance são ouvidas as vozes gravadas de compositores e rádios (Pierre Schaeffer, Luc Ferrari, Michel Chion), sintetizando a relação entre música e rádio de uma forma bela e poética. Essas gravações provêm dos arquivos pessoais de Andrea Cohen, dos arquivos do Instituto Nacional do Audiovisual (INA), da França. Na versão multilíngue apresentada em Berlim, foi pedido a artistas de diferentes países (Reino Unido, Alemanha, Peru, Brasil) que se expressassem nas suas línguas maternas sobre o mesmo assunto.
No palco, Andrea Cohen improvisa com o piano e com o teclado sampleado com as vozes gravadas dos artistas. O compositor argentino Diego Losa, na frente de seu computador e de seu console, transmite sequências de som e transforma sons em tempo real. Quatro jovens atores acompanham os músicos e intervêm na leitura (ou tradução) de textos e na manipulação de antigos transistores de rádio.
A performance radiofônica “Pour la Radio” foi apresentada ao vivo, em fevereiro de 2018, no Festival Longueur d’Ondes, na cidade francesa de Brest, e, em novembro do mesmo ano, no âmbito da exposição “Radiophonic Spaces”, em Berlim, no HKW (Haus der Kulturen der Welt).
 
MAKING-OF DA PERFORMANCE RADIOFÔNICA “POUR LA RADIO”
Artista residente: Andrea Cohen
Data: 1º de dezembro de 2020
Horário: das 13h às 15h
 

 

Instituto de Estudos Avançados (IdEA)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
(19) 3521-5223
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!