Conexão Catimbau_Web Rádio Catimbau
Plantando Água
02/10/2020 13:30 em Novidades

Plantando Água

Projeto de construção de sistema de captação de água da chuva e reservatórios para abastecer a Aldeia Malhador em território indígena Kapinawá.

“Para nós, Kapinawás da Aldeia Malhador, o projeto Plantando Água significa tudo, pois água é vida. Com as contenções e a construção dos reservatórios, para armazenar água da chuva, não passaremos mais tantos apuros com a falta d'água, teremos água para consumo próprio, para os animais, e os pássaros, além de contribuir significantemente para toda a vida na aldeia.”

Nós somos da etnia indígena Kapinawá, habitantes da Aldeia do Malhador. Nosso povo se localiza no Vale do Catimbau em três municípios: Buíque, Tupanatinga e Ibimirim, no Estado de Pernambuco, com duas regiões climáticas distintas: o agreste e o sertão, onde a vegetação predominante é a caatinga. A aldeia está localizada no semiárido a grande escassez de água é constante. A aldeia tem 153 habitantes que tem como modo de vida a preservação de suas práticas culturais tradicionais e como subsistência a plantação de alimentos típicos da nossa região e a criação de animais, como também o artesanato.

Amamos nossa terra, nosso território e ele tudo provêm o povo, mas sofremos com frequência pela escassez de água. Dependemos dos períodos de chuvas e dos abastecimentos externos, para termos o suficiente para o consumo próprio, para os animais e as plantações. Esses abastecimentos externos são realizados por caminhões pipa, que cobram um valor alto, para nossas condições financeira, para abastecer as poucas cisternas que foram há tempos construídas.

Com a pandemia e o isolamento social necessário para proteger nosso povo do Covid, esse abastecimento ficou ainda mais prejudicado, o que nos levou a pensar em realizar com urgência um projeto que estamos fazendo há algum tempo: o Plantando Água. A Aldeia Malhador fica numa região com grande elevação de altitude e lençóis freáticos profundos. O único poço artesiano tem uma profundidade de 250 metros e pouca vazão, sendo insuficiente para abastecer as necessidades da aldeia. Nosso desejo e necessidade é que possamos represar e armazenar uma grande quantidade de água da chuva durante os períodos em que ela ocorre, para dependermos menos do abastecimento externo e podemos sustentar nossa vida, nosso povo. 

 

https://benfeitoria.com/plantandoagua

 

https://www.facebook.com/plantandoagua1/

COMENTÁRIOS