Conexão Catimbau_Web Rádio Catimbau
Outras Palavras Digital promove bate papo sobre líderes revolucionários da América Latina
07/08/2020 12:28 em Novidades

Outras Palavras Digital promove bate papo sobre líderes revolucionários da América Latina

http://www.cultura.pe.gov.br/canal/secultpe/outras-palavras-digital-promove-bate-papo-sobre-lideres-revolucionarios-da-america-latina/

 

Conversa com o escritor pernambucano Paulo Santos de Oliveira acontece na próxima segunda (10), às 20h30, pelo Youtube do projeto Outras Palavras, integrando as celebrações pelo aniversário de morte do revolucionário general argentino San Martín.

A próxima edição do Outras Palavras Digital, nesta segunda (10), irá mergulhar nos personagens e fatos históricos das movimentações pela libertação de vários países da América Latina. O bate-papo, que começará às 20h30, será com o jornalista e escritor pernambucano Paulo Santos de Oliveira, autor de livros premiados como “A Noiva da Revolução” (sobre a Revolução Pernambucana de 1817) e “O General das Massas” (sobre a trajetória do general Abreu e Lima). Estudioso dos conflitos libertários, Paulo contará episódios como o encontro ocorrido entre generais libertadores: o argentino San Martin, o venezuelano Simon Bolívar e o pernambucano Abreu e Lima. A live será transmitida no Youtube do projeto Outras Palavras: www.youtube.com/outraspalavrasdigital.

A conversa com Paulo Santos acontece dentro do contexto das comemorações pelos 170 anos de morte, ou de “passagem à imortalidade”, como dizem os argentinos, do general San Martín, que é o dia 17 de agosto. A data é feriado nacional na Argentina e celebrada por meio de várias ações culturais. Isto porque o general San Martín deixou como marcas não apenas o êxito de seus exércitos libertários, que modificaram a geopolítica do mundo, mas também no incentivo à formação e ao conhecimento. San Martín acreditava que os livros eram as armas mais poderosas de uma nação. O general, que costumava levar poucos pertences pessoais em suas viagens mas carregava baús com até 800 livros, deixa um legado importante que vem sendo transmitido por gerações.

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Cultura se une ao Consulado da Argentina no Recife em torno de algumas celebrações que serão feitas em homenagem ao líder revolucionário.

SOBRE O CONVIDADO - Paulo dos Santos Oliveira é jornalista e cartunista, tendo colaborado com publicações como Jornal do Commercio, Diário da Noite, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e da chamada “imprensa alternativa”, em publicações como Movimento, Em Tempo e O Rei da Notícia. Fundou e coordenou a ONG Equipe de Comunicação Sindical (Ecos). Seu romance histórico “O general das massas” foi premiado pela Academia Pernambucana de Letras. O seu livro mais vendido, “A noiva da revolução”, serviu de roteiro para o docudrama “1817, a revolução esquecida”, vencedor do prêmio TAL (Televisón América Latina) de 2018, dirigido por Tizuka Yamasaki. Também é autor da série infanto-juvenil “PernambuKids”. Sua próxima publicação deverá sair pela Cepe Editora até o final deste ano. Trata-se do livro “Pernambuco História e Personagens”, que reúne 65 ensaios biográficos sobre figuras da História pernambucana.

SOBRE O OUTRAS PALAVRAS - Outras Palavras é um projeto da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) com o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O objetivo é fortalecer o diálogo entre a Cultura e a Educação paraformação cidadã de alunos dentro e fora da sala de aula.

Atendendo às recomendações das instituições mundiais e nacionais de saúde, o projeto migrou para o formato digital. A live com Paulo será a primeira em formato digital, dentro do aplicativo Stream Yard, sendo retransmitida para a plataforma do YouTube do Projeto Outras Palavras, por onde o público poderá assistir e participar, enviando perguntas. “Temos o desafio de atrair os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, que são o foco principal do projeto, eles recebem antecipadamente a informação do convidado e conteúdo, elaboram e enviam suas perguntas. Também estamos trabalhando na perspectiva de ampliar ainda mais a nossa audiência, atraindo pessoas de perfis e interesses variados, mas que valorizam a informação e a cultura”, avalia Andréa Mota, coordenadora do Outras Palavras.

Nos últimos quatro anos de sua atividade, de forma presencial, o Outras Palavras esteve em mais de 658 escolas públicas do Ensino Médio do Estado, promovendo o encontro de estudantes – já são mais de 25 mil jovens que participaram – com artistas e escritores do estado. Ao final dos encontros, as escolas anfitriãs recebem uma doação de livros para serem trabalhados em sala de aula com os alunos, e depois compor suas bibliotecas. Mais de 7.100 mil livros já foram distribuídos, a maioria, de escritores pernambucanos premiados, que publicaram pela Cepe Editora, como também livros editados com o incentivo do Funcultura e doações diversas.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!