Conexão Catimbau_Web Rádio Catimbau
#MestreSeverinoemCasa
10/07/2020 12:03 em Música

#MestreSeverinoemCasa

https://www.instagram.com/p/CBwZjC_llfu/?igshid=1wnfa308qh4a1

Seguimos em campanha para que nosso amado #MestreSeverinoFiqueEmCasa. Muitos #AmigosDoMestre já enviaram suas doações em dinheiro e mandaram seus vídeos lindíssimos! A todes vocês, profunda gratidão! Chega dá saudade de brincar coco juntes, né?
Só lembrando pra quem chegou agora, nossa campanha busca angariar doações em dinheiro que serão revertidas em melhores condições de saúde e moradia pro nosso querido Mestre e sua família, que hoje moram no município de Alcaçuz (Nísia Floresta/RN).
Como muitos sabem, nosso Mestre vem enfrentando as dificuldades de saúde devido ao avanço da idade. Sempre buscamos acompanhar junto a sua família as necessidades básicas para garantir que a saúde e bem estar de todos sejam atendidos, mas em virtude desse momento de isolamento social que estamos enfrentando, as condições que já eram precárias, estão cada vez mais difíceis.
Por isso estamos em campanha para arrecadar fundos que serão destinados a compras de cestas básicas, material de limpeza/higiene, medicações, assim como também, aos poucos realizar pequenas reformas em sua casa, que necessita de reparos e melhor estruturação para acomodar com segurança e conforto Mestre Severino, sua esposa Ana e o resto da família. Qualquer valor doado será bem vindo, e nos responsabilizamos para que essa ajuda monetária chegue até o Mestre e sua família.
Se não tiver como ajudar financeiramente, você pode contribuir fazendo com que essa campanha chegue a mais pessoas.
Divulgue nas suas redes sociais nosso cartaz ou um vídeo cantando uma música de Mestre Severino, marque as hashtags da campanha e os perfis do Coco de Roda Mestre Severino, e compartilhe com seus amigos e familiares.
Quanto mais gente ficar sabendo, mais poderemos ajudar. Contamos com vocês!

Muita saúde a todes! Dados bancários para depósitos/transferências:
Banco do Brasil
Ag. 3698-6
C. Poupança 31942-2
* Variação 96*
CPF: 025.721.214-09
Lilian Maria Araújo de Carvalho

Por favor, enviem os comprovantes pra fazermos o controle bem direitinho , Qualquer dúvida, entra em contato com a gente via direct.

 

O grupo Coco de Roda Mestre Severino foi fundado em 20 de novembro de 2008, na Vila de Ponta Negra, Natal/RN. Tem como mestre Severino Bernardo Santiago, nascido em Vera Cruz/RN, no dia 02 de junho de 1936. Quando criança, acompanhava seu pai, Luiz Bernardo Santiago, nas brincadeiras de Zambê, Chegança e Boi de Reis. 

 

A aproximação com esse universo das manifestações populares, influenciou no seu trabalho e dedicação ao coco de roda, levando a conservar elementos utilizados pelo seu pai, tais como a formação instrumental – o pau furado –, a dança e a estrutura rítmica e melódica dos versos, caracterizados como cocos de memória. A temática das composições remete ao cotidiano do Mestre Severino. A saber: o sertão, o litoral, o trabalho, o amor, a saudade e a natureza. A dinâmica acontece por meio de cantos de perguntas e respostas. O mestre canta estrofes que são respondidas pelo coro da roda. 

 

Desde a sua criação tem realizado apresentações e oficinas, assim como participação em cortejos culturais e projetos, entre outras atividades. Em 2010, através do edital Nubia Laffayete, o grupo gravou seu primeiro CD, intitulado Cocoimbolê com Direção Musical de Canindé Guara e Direção Artística e Produção Fonográfica de Cacau Arcoverde. Em 2016, contemplado pela Bolsa Funarte de Apoio a Artistas e Produtores Negros 2014, o grupo retorna ao estúdio para gravação de seu 2º CD - Trem de Mangaba com Direção Musical e Artística e Produção Fonográfica de Cacau Arcoverde, contando com participações especiais de artistas locais, como Mestre Pedro Piloto (Voz e Ganzá), Canindé Guara (Rabeca), Ricardo Baya (Violões), Carol Benigno (Sanfona), Ângela Castro, Joana Knobbe, Lysia Condé e Tiquinha Rodrigues (Vocais). 

 

Para dar continuidade a valorização e a divulgação da riqueza dessa manifestação, que denota as raízes de um povo brasileiro multicultural, o grupo manteve encontros periódicos até 2017, momento em que a saúde do Mestre Severino começou a apresentar sintomas mais graves de senilidade, como perda parcial da visão, comprometimento da atividade motora e perda de memória. O Coco de Roda Mestre Severino atualmente é composto por cinco integrantes, que partilham a responsabilidade de manter contato constante com a família para saber de suas condições de saúde, e se revezam em visitas ao município de Alcaçuz/RN, onde reside atualmente o mestre, para levar mantimentos, medicamentos, conversar e cantar cocos com Seu Severino, e assim manter acesa a chama de sua memória, patrimônio material vivo do estado do Rio Grande do Norte.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!