Conexão Catimbau_Web Rádio Catimbau
III Encontro de Flautas do Jequitinhonha
14/09/2018 19:08 em Música

III Encontro de Flautas do Jequitinhonha

https://benfeitoria.com/terceiroflautasdojequitinhonha

 

Queridos amigos e amigas, após duas edições realizadas, respiramos fundo e lançamos mais este sonho, realizar o III Encontro de Flautas do Jequitinhonha!

Em 2016 e 2017, respectivamente na comunidade de Quilombo, em Minas Novas e na comunidade de Córrego dos Ramos, em Angelândia, realizamos o primeiro e o segundo Encontro de Flautas do Jequitinhonha e os desdobramentos destes eventos têm sido tão frutíferos e significativos que não nos deixam mais dúvidas quanto à importância de sua continuidade. Neste ano a anfitriã será a comunidade quilombola de Santo Antônio do Fanado, no município de Capelinha/MG.

O Encontro de Flautas tem a missão de fomentar a cultura local e regional, com um enfoque especial para as bandas de taquara, grupos centenários típicos da região e importante patrimônio cultural do Vale do Jequitinhonha.

O encontro é organizado com todo o capricho, com os preparativos dos espaços, comidas e quitandas. Estruturas cobertas de palha de coqueiro catolé são especialmente construídas no sistema de mutirão para abrigar as oficinas, apresentações musicais, feira de artesanato e produtos agrícolas e demais atividades que acontecem durante o evento. Os participantes têm a possibilidade de se hospedar na própria comunidade e a alimentação é gratuita para o público.

No ano passado, o efeito incentivador do evento fez reativar na comunidade dos Ramos a tradicional atividade de cerâmica, adormecida ali durante mais de 20 anos. A produção de mais de 120 peças, entre panelas, botijas, potes e candeeiros teve grande repercussão local. Outra ação implementada no projeto do II Encontro foi a aquisição de instrumentos musicais para a banda de taquara do Quaresma, no município de Setubinha, graças à qual o grupo pode voltar a funcionar depois de muitos anos inativo. Também estimulado pelo convite em participar do II Encontro, a banda de taquara de Palmeiras, em Setubinha, voltou à atividade, depois de mais de uma década parada.

Este ano tivemos enorme dificuldade em acessar os recursos com que pudemos contar nas edições anteriores devido, em grande medida, às restrições impostas pelo período eleitoral. Desta maneira, afora apoios pontuais já garantidos, estamos colocando nas metas desta campanha de financiamento a quase totalidade dos recursos que necessitaremos para a realização do evento. O valor arrecadado na campanha será destinado a variadas despesas, tais como compra de alimentos, compra de materiais para as oficinas, cachês de mestres oficineiros, despesas de combustível, instalações elétricas, transporte dos grupos que se apresentarão, impressão de peças gráficas e diversos outros gastos necessários à realização do evento. Os instrumentos fabricados durante a oficina serão destinados a equipar pelo menos 3 bandas de taquara mirins recém-criadas ou em fase de criação na região.

Como recompensa, ofereceremos uma série de ítens doados para esta campanha. São livros e DVDs sobre a cultura das flautas do Jequitinhonha produzidos pelo pesquisador Daniel de Lima Magalhães, discos de amigos como o grupo Ilumiara, Makely Ka, Cataventoré, Leandro César e Irene Bertachini, fotos ampliadas de Kika Antunes, que poderão ser escolhidas dentre muitas das imagens feitas por ela em 2016 e 2017 e peças de cerâmica do Vale.

 

Descrição das recompensas:

DVD com o documentário “Canudeiros”. Finalizado em 2011, o documentário com 50 minutos de duração mostra a tradição das bandas de taquara, nos municípios de Capelinha, Minas Novas e Angelândia, apresentando o tema a partir da fala dos próprios tocadores e da performance dos grupos musicais nas festas e em situações especiais de gravação.

DVD com o documentário “Pífanos do Congado”. Finalizado em 2008, o documentário tem 45 minutos de duração e aborda três grupos de pifeiros: o Pipiruí, a

Guarda de Honra e a Caixa de Assovio, além da Marujada do Serro. A performance destes grupos é retratada nas festas de Nossa Senhora do Rosário das cidades de

Conceição do Mato Dentro, Minas Novas e Serro, além de conter entrevistas com mestres e tocadores.

CD Ilumiara: fruto do trabalho de pesquisa e interpretação de diversos cantos de trabalho do grupo Ilumiara, de Minas Gerais, gravado em 2015.

CD Cataventoré: disco autoral do grupo Cataventoré, cujo trabalho tem o forte referencial da cultura popular brasileira, em especial das bandas de pífanos, lançado em 2009.

CD Cavalo Motor do compositor Makely Ka. O disco foi inspirado numa viagem pela região Noroeste de Minas Gerais, onde se passa a trama do livro "Grande Sertão: Veredas" e foi lançado em 2015

CD Revoada: disco de Leandro César e Irene Bertachini, gravado em Portugal, com canções autorais inéditas dos dois intérpretes e de outros artistas (2016).

DVD As Onhas do Jequi - 30 anos: vídeo documentário com depoimentos, apresentações e o encontro de Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale, Frei Chico, Lira Marques, Coral Vozes das Veredas, Tadeu Franco, Gonzaga Medeiros e Tadeu Martins. Gravado durante show realizado no Palácio das Artes em 2014. Lapa Discos

DVD Incelente Maravia de Pereira da Viola: DVD comemorativo de 20 anos de carreira do violeiro Pereira da Viola. Participações Especiais de Titane, Wilson Dias, Josino Medina e Bartira Sene. Gravado ao vivo em 2014 pela Lapa Discos

CD Viola e minha gente de Renato Andrade:  Disco instrumental do violeiro Renato Andrade gravado em 1999. Lapa Discos

CD Beira Mar Novo do Coral Trovadores do Vale:  primeiro disco gravado pelo coral Trovadores do Vale (Araçuaí / MG), em 1998. Lapa Discos

LP Vôo das Garças de Zé Côco do Riachão: último disco do compositor, violeiro, rabequeiro e construtor de instrumentos Zé Côco do Riação. Gravado em 1987. Lapa Discos.

Livro “Canudos, gaitas e pífanos: as flautas do norte de Minas”, de Daniel de Lima Magalhães, publicado em 2010. Reúne em 196 páginas a pesquisa realizada sobre o pífano e a gaita em Minas Gerais. Traz um panorama histórico, entrevistas com tocadores de 17 grupos musicais, entre pifeiros, bandas de taquara e folias e é ilustrado com ampla iconografia que mostra os grupos, os instrumentos musicais utilizados, documentos históricos e mapas.

Livro “Cancioneiro do Jequitinhonha: 160 partituras para flauta”, de Daniel de Lima Magalhães. Publicado em 2010, é um álbum com 160 partituras transcritas de gravações de três tipos de grupos musicais: pifeiros, bandas de taquara e folias. Voltado para músicos, estudantes de música e educadores musicais, inclui análise de todo o repertório, além de um método de fabricação do pífano e tabelas de digitação para o instrumento.

Pífano de bambu: flauta artesanal feita por Daniel de Lima Magalhães. A afinação poderá ser em Dó ou Si bemol, a critério do colaborador.

Fotos ampliadas e impressas feitas pela fotógrafa Kika Antunes durante as duas primeiras edições do Encontro de Flautas do Jequitinhonha, em papel fotográfico aplicado em foam, formato A4 21x29,7. As fotos disponíveis encontram-se nos álbuns do I e do II Encontro de Flautas, na página facebook.com/flautasdojequitinhonha

Cartazes Luis Matuto: pôsters em tamanho 12X33 e 31X70 do artista plástico e designer Luis Matuto, feitos artesanalmente em xilogravura e tipografia. Edição exclusive para o III Encontro de flautas do Jequitinhonha:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!