Conexão Catimbau_Web Rádio Catimbau
Study days on music and ecology
01/10/2021 23:20 em Música

Study days on music and ecology

Study days on music and ecology

O Grupo de Estudos do Som e Processos Criativos (GESom) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em colaboração com parceiros no Brasil, Argentina e França, realiza um ciclo de encontros sobre música e ecologia, o “Study days on music and ecology”, entre os dias 7 de outubro e 4 de novembro, sempre às quintas-feiras. As sessões, em inglês, incluem apresentações e discussões com palestrantes convidados e debatedores internacionais reunidos pelo interesse comum nessa área emergente, multifacetada e cada vez mais premente.

Embora exemplos de composições que fazem referências aos sons da natureza e do ambiente possam ser encontrados ao longo da história da música ocidental, foi no final dos anos 1960, com o surgimento da ecologia sonora, que as conexões entre música e ecologia assumiram uma forma radicalmente inovadora. Artistas inspirados pela música experimental e herdeiros de técnicas do rádio e da gravação sonora começaram a explorar maneiras de expressão partindo do ato de ouvir como recurso fundamental do fazer musical.  A partir de então, a música se aproximou da ecologia sonora, integrando paisagens sonoras, passeios sonoros, instalações sonoras, e promovendo, a cada passo, uma nova consciência do som como voz e pulsação dos ambientes envolventes - sejam naturais ou urbanos, públicos ou privados.

Em alguns desenvolvimentos mais recentes, a noção de “ecologia” foi expandida para incluir dimensões sociais e mentais, ampliando assim as ramificações artísticas e científicas desse campo do conhecimento.

Ao mesmo tempo, alguns dos artistas que permaneceram fiéis aos meios de expressão tradicionais, por sua vez, também passaram a integrar preocupações ecológicas em suas maneiras de pensar a arte, a música e o mundo.

Esta jornada de estudos sobre música e ecologia não tem a pretensão de oferecer uma visão geral completa ou sistematizada da área. Ao invés disso, reconhecemos a diversidade de contextos e abordagens, no intuito de estimular a troca de ideias entre pesquisadores/artistas participantes, bem como a reflexão sobre perspectivas futuras neste campo de investigação científica e artística, que se mostra cada vez mais importante.

A cada encontro, teremos a oportunidade de ouvir duas apresentações por convidados proeminentes da área, seguidas de uma rodada de discussões, incluindo debatedores convidados. Cada sessão terá sua própria dinâmica. As perspectivas e os temas apresentados em alguns dias serão complementares entre si. Em outros, poderão ser mais divergentes, deixando em aberto como entrarão em diálogo, se o fizerem.

A jornada de estudo sobre música e ecologia pode ser acompanhada de duas maneiras: sintonizando por meio de nossos canais de streaming quando você desejar; ou, se você é um coletivo de pesquisadores/estudantes de arte ou musicologia, também pode nos acompanhar como um “grupo de discussão satélite”, participando de maneira mais interativa. Para mais informações consulte www.musecology.art

Study days on music and ecology

Data: 7 de outubro a 4 de novembro de 2021, às quintas-feiras

Idioma: Inglês

Programação: www.musecology.art

 

Transmissão: www.youtube.com/c/InstitutodeEstudosAvançadosUnicamp

 

 

COMENTÁRIOS