No Ar !!!
Coletivo Conexão Catimbau Estação Radiofônica Educativa Transcontinental
Apresenta: Música Erudita Pernambucana / Quatro composições do Maestro Ademir Araújo
O Disco – Música Erudita Pernambucana lançado em 2001, com incentivo da Fundarpe o CD – Música Erudita Pernambucana reúne quatro composições do Maestro Ademir Araújo:
1 – FESTA DO CARMO
Essa suíte foi escrita em julho de 1978, na qual o autor procura retratar as festividades da Padroeira da cidade do Recife, Nossa Senhora do Carmo. A obra compõe-se de cinco partes:
I – Alvorada (Andante) _ II – Na Entrada da Igreja (Allegro Moderato) _ III – O Santuário (Largo) IV – A Procissão (Allegro) _ V – A Grande Festa (Allegro Vivo)
2 – POEMA INDIO
Composta no ano de 1976, dedicado ao jornalista, pesquisador e escritor Leonardo Dantas da Silva, foi apresentada pelo autor, com a Banda Municipal do Recife, no Museu do Estado de Pernambuco, durante a realização das festividades da Semana do Índio. O Poema Índio retrata os elementos presentes nesta cultura. A obra se divide em cinco partes:
I – Andante (Manhã na Taba) _ II – Allegro Moderato (A Caçada) _ III – Andante Marcato (O Cacique) _ IV – Moderato (O Pagé) _ V – Allegro Vivo (Dança)
3 – POEMA NEGRO
Esta obra foi composta no período de 04 a 06 de maio de 1976 e executado no dia 07 de maio do mesmo ano, pela Banda Municipal do Recife, regida pelo próprio autor, numa sala do Museu do Estado de Pernambuco. Dedicado ao jornalista Moysés Kertsmam, a obra é baseada na temática africana que tanto influenciou a cultura do Estado. Ela se divide em cinco partes:
•I – Moderato (Anoitecer na Senzala) _II – Allegro (O Feitor) _ III – Lento (Serenata à Sinhazinha) _ IV – Allegro Moderato (O Capoeira) _ V – Allegro (Dança)
4 – Grande Abertura do Diário de Pernambuco
Poema sinfônico, feito inicialmente para cordas e banda, conta os 150 anos de trajetória deste que é o jornal mais antigo da América Latina (1825). A obra traz ecos da história através do Coral que incide vocalizações sobre episódios e acontecimentos marcantes entre 1825 e 1975. Esta obra bem representa a visão de mundo do compositor Ademir Araújo, pois é uma crônica musical das notícias, fatos, acontecimentos históricos divulgados através do Diário de Pernambuco.
Escutem este programa todos os dias 12:05 (meio-dia e cinco) nos links abaixo em nossa programação:
https://catimbau.minhawebradio.net/ - https://linktr.ee/radiocatimbau - esses links são clicáveis - mas se acessar o perfil você conseguirá se linkar. (Dê um CTRL C E CTRL V)
Música Erudita Pernambucana / Quatro composições do Maestro Ademir Araújo
Locução por:
Caboco de Lança