No Ar Conexão Catimbau Estação Radiofônica Educativa Transcontinental
Apresentando hoje em nossa programação:
Viva a Mestre Vitalino 115 Anos / Celebrando Cultura Viva 20 Anos
Patrimônios imateriais do Pernambuco _Coletivo Conexão Rádio Catimbau
Escutem no link abaixo:
https://linktr.ee/radiocatimbau - esse link não é clicável - mas se acessar o perfil você conseguirá se linkar. (Dê um CTRL C E CTRL V)
*Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino (Caruaru, 10 de julho de 1909 — Caruaru, 20 de janeiro de 1963), foi um importante artesão, ceramista popular e músico, sendo considerado um dos maiores artistas da História da arte do barro no Brasil.
Vitalino Pereira dos Santos nasceu na cidade de Caruaru, Pernambuco. Era filho de um lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro para vender na feira. Ainda criança, começou a modelar pequenos animais de seu repertório rural, como bois e cavalos, com as sobras do barro usado por sua mãe na produção de utensílios domésticos para serem vendidos na feira de Caruaru. Os primeiros bonecos que criava eram seus brinquedos, e o barro que mais tarde serviria de matéria-prima para a sua arte, era retirado das margens do rio Ipojuca, local onde Vitalino brincava durante sua infância.
Nos anos 1920, Mestre Vitalino cria a banda Zabumba Vitalino, da qual é o tocador de pífano principal. Na década de 1930, possivelmente influenciado pelos conflitos armados do período, modela seus primeiros grupos. As cenas que remetem à ordem e ao crime no sertão brasileiro são recorrentes em sua produção. Entre bandidos e soldados, policiais, ladrões de cabra e de galinha, destacam-se as figuras dos cangaceiros Lampião, Maria Bonita e Corisco.
Viva a Mestre Vitalino 115 Anos / Celebrando Cultura Viva 20 Anos
Locução por:
Sete Estrelo
Este programa não está agendado para nenhum horário