RUMOR - Ciclo de Arte Sonora e Música Experimental
RUMOR - Ciclo de Arte Sonora e Música Experimental apresenta:
Claudio Merlet (Chile)
Artesanato Furioso (PB)
Sábado (22/09/18), no Museu Murilo La Greca, a partir das 15h.
Gratuito
O RUMOR - Ciclo de Arte Sonora e Música Experimental dá início às atividades deste segundo semestrecom uma dobradinha de apresentações com o artista sonoro chileno Claudio Merlet e o coletivo paraibano Artesanato Furioso (desta feita encarnado por Valério Fiel da Costa, Luã Brito e Yuri Bruscky), interpretando a peça Cópula das Abelhas de ferro (VFC).
O evento fruto da parceria com o Educativo Murillo La Greca, Glândula.Lab e Estranhas Ocupações.
*****
Claudio Merlet (Chile, 1981)
Compositor e Lutier. Inclui novas tecnologias e integra os campos da ciência, arte e tradição para executá-lo em uma nova concepção de expressão sonora. Sua obra musical tem feito parte de várias produções, especialmente em teatro e audiovisual. Realizou concertos e palestras em vários festivais internacionais, incluindo Radical db (Espanha), EviMus (Alemanha), FIME (Brasil) e Pow Wow (Chile), entre outros. Seu trabalho é orientado principalmente para a composição acusmática em ambientes de síntese modular, programação e uso de instrumentos experimentais de autoria própria.
Artesanato Furioso (PB)
Formado em 2000 pelos compositores Fiel da Costa e Fábio Cavalcante, o compromisso do Artesanato Furioso com a prática interpretativa está pautado na idéia de um fazer musical livre de qualquer pressuposto formal. No âmbito metodológico, qualquer parâmetro musical apresenta-se como coisa problemática no sentido em que necessita adequar-se a contingências contextuais. É na busca por uma "música-acontecimento" que são desenvolvidas as estratégias notacionais, diretivas, filosóficas, instrumentais e performáticas do grupo que adota a idéia de 'Deriva' como mote principal de suas produções.
Cópula das Abelhas de ferro (Valério Fiel da Costa)
Sons drônicos, gestos circulares, ferroadas sonoras, volutas e cascatas, explosões, mantras de ruído, asas batendo apressadas, etc. 3 sets, 3 criaturas drônicas em conflito direto, dançando, acasalando, ferindo-se. O roteiro rigorosamente planejado, depois espatifado e oferecido à cena para promover choques e eventos de baixa probabilidade a serem modelados em performance como inúmeros partos de mini deuses caídos. Uma cadeia de ímpetos regula o comportamento corporal de cada membro em seu set. Os corpos projetam sua condição libidinal. Feromônios sonoros.
****
O RUMOR - Ciclo de Arte Sonora e Música Experimental é uma série mensal de apresentações articulada no Recife/PE por Cássio Sales e Yuri Bruscky em circuitos semestrais. O ciclo surge como uma instância de fomento às práticas sonoras experimentais em Pernambuco e ao diálogo criativo entre a música e outras linguagens artísticas, de modo a instigar reflexões sobre experimentalismo, mediações tecnológicas, modos de escuta e agenciamentos/interfaces culturais.
Apoio: Estranhas Ocupações e Glândula.
https://www.facebook.com/rumorexp/