Abertura - Encontro de Mulheres Negras PE
Começa nesta sexta e vai até domingo o Encontro de Mulheres Negras de Pernambuco! O evento tem caráter formativo e encaminhativo para o Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 anos, que acontece em dezembro em Goiania, Goiás.
Serão 200 mulheres de toda as regiões do Estado em articulação para os próximos passos que daremos contra o racismo e o sexismo e pelo bem viver nessa atual conjuntura nacional e local tão desfavorável, sobretudo para nós mulheres negras.
A abertura do evento, entretanto, é aberto para todas as mulheres e homens participarem independente de raça! Se você tem interesse em somar e fortalecer a luta das mulheres negras, esperamos por você nesta sexta-feira para o debate que tem como título: ““Mulheres Negras Movem Pernambuco: Conjuntura e Enfrentamento ao Racismo em Pernambuco e no Brasil”.
As mulheres que facilitarão essa discussão são as maravilhosas Denise Botelho, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Raça, Gêneros e Sexualidades (Geperges/UFRPE), Rivane Arantes, do SOS Corpo, Gilmara Santana, da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF), Aparecida Nascimento, do Quilombo Estivas (Garanhuns/PE) e Robeyoncé Lima, primeira mulher trans advogada de Pernambuco . A mediação fica por conta de Rosa Marques, socióloga e representante de Pernambuco na organização do evento nacional.
Esperamos por todos nesse momento de reflexão, debate e prospecções!
SOBRE O ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES NEGRAS 30 ANOS
Este ano completamos 30 anos desde a primeira vez que mulheres negras realizaram um encontro de âmbito nacional. O I Encontro Nacional de Mulheres Negras aconteceu no Rio de Janeiro em setembro de 1988 e é em celebração a este evento que foi deliberado no Fórum Permanente de Mulheres Negras, que aconteceu no Fórum Social Mundial de 2018, a organização de outro encontro nacional e a realização de encontros estaduais preparatórios, que em Pernambuco acontece no mês de julho.