TumTá - Instrumento Digital de Música e Dança
O Projeto TumTá – Instrumento Digital de Música e Dança vai realizar atividades no Paço do Frevo nos dias 3 e 19 de outubro, ambas abertas ao público e com acesso gratuito.
Nessas apresentações, o público poderá acompanhar o processo de pesquisa do instrumento criado pelo dançarino, músico e ator Helder Vasconcelos e pelos produtores tecnológicos João Tragtenberg e Filipe Calegario, do Batebit Artesania Digital e apreciar resultados.
O projeto conta com incentivo do Funcultura – Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco, aprovado sob o título “Princípios da tradição popular no contemporâneo e no desenvolvimento de instrumentos digitais de música e dança”.
A História do TumTá
Há mais de dez anos, Helder Vasconcelos fez os primeiros movimentos no sentido da criação de um instrumento digital que une tradição e tecnologia, música e dança. Seu objetivo era utilizar o artefato em seu próprio processo de criação. Em 2012, encontrou a parceria ideal com o Batebit Artesania Digital. Desde então, o trio vem evoluindo nessa investigação, a partir das necessidades e da experiência de Helder e tendo como base os princípios geradores de música, dança e teatro que o artista identifica nas tradições populares das quais participa.
O TumTá é o primeiro instrumento nascido dessa interação e vem sendo utilizado com desenvoltura e autonomia pelo artista em cena desde seu mais recente espetáculo. Tocado com os pés, acoplado aos sapatos, seu grande potencial está em produzir música e dança ao mesmo tempo. Os resultados positivos da utilização do instrumento por Helder geraram um grande interesse pela expansão dessa experiência, através de testes e avaliações realizados por outros usuários, o que pode gerar possibilidades impensadas pelos seus criadores.
Quem participa
Assim nasceu o projeto de pesquisa em curso, que envolve os criadores do instrumento, cinco profissionais e cinco artistas em formação nas áreas de dança e música. Os artistas convidados são Claudio Rabeca, Johann Brehmer, Francini Barros, Aguinaldo Silva e Frank Sóstenes. Os artistas em formação selecionados através de convocatória amplamente divulgada são Aduni Guedes, Áquila Lima (Mané do Pife), Igor Cavalcante, Jonas Alves Jr e Maria Flor.
SERVIÇO
Projeto TumTá – Instrumento Digital de Música e Dança
Atividades abertas ao público
- Palestras-demonstrações
Terça, 3 de outubro, das 14 às 17h
Palestra-demonstração com Helder Vasconcelos
"Princípios da tradição na criação contemporânea e no desenvolvimento de instrumentos digitais".
Palestra com João Tragtenberg (Batebit Artesania Digital)
"Caminhos digitais para a integração de música e dança"
- Apresentação final
Quinta, 19 de outubro, à tarde.
Helder Vasconcelos
Sou músico, ator e dançarino. Sou do terreiro e do palco e de onde estiver meu fluxo. Esse espaço é pra espalhar o que faço. Abraço!